Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Entendendo as profissões"


Naquela manhã ensolarada  Rafa saiu correndo como um foguete, cantarolando  feliz rumo a escola.
Entrou no carro com o coração aos saltos e cuidadosamente colocou o cinto de segurança,acomodando-se no assento.
Ele observava cada movimento,enquanto eu dava partida no carro tirando-o da garagem .

Seus olhos negros eram tão vivos e cheios de alegria que muitas vezes achávamos que ele nem precisava falar... Quase sempre sabíamos o que eles queriam nos dizer.

Mãe! O que faz um engenheiro?
Um engenheiro constrói casas, apartamentos, escolas, respondi.
E um economista? Ahhh! Um economista trabalha com dinheiro fazendo aplicações  para que ele multiplique.

Mãe que faz um veterinário?
Esse cuida dos animais domésticos ou animais do campo. Animais do campo mãe? Sim querido,vacas, cavalos os animais que vivem na fazenda.
Hummmm!!! Ele exclamou compreendendo a explicação.
Como vou saber o que vou querer ser quando crescer perguntou.

Boa pergunta  Rafa , às vezes não é tão simples e precisamos pedir ajuda a um psicólogo para nos mostrar nossas aptidões.
Psicólogo?  Aptidões?
Mãe eu não entendo essas palavras.

Querido um psicólogo é um profissional, treinado em comportamento humano, ele conhece bem as pessoas, consegue perceber em que áreas estas pessoas seriam bem sucedidas entendeu?
Quer um exemplo: uma pessoa que gosta de cuidar da saúde de outras pessoas possívelmente possa optar pela área da saúde,tornando-se um médico no futuro.
É analisando as características de cada indivíduo que os psicólogos ajudam os jovens a descobrirem suas verdadeiras vocações.

Tá mãe, eu acho que entendi. Adoro conversar com você porque aprendo sempre coisas novas.
Ihhh!!! Chegamos ! Até mais tarde ,nos despedimos!

Rafa salta do carro correndo ,passa voando pelo porteiro da escola  e o cumprimenta .
Bom dia seu Antonio!
Mal terminou de falar ,corre novamente pra encontrar dois amiguinhos muito inteligentes que sabiam de tudo um pouco,porque tinham pais muito espertos que os ensinavam sempre coisas novas .
Ei venham aqui ! Sabia que minha mãe me contou que existe uma profissão que sabe olhar dentro das pessoas e ver o que elas vão ser quando crescer?
Esses são os psicólogos? É serio !
Acho que eu também gostaria de conhecer bem as pessoas. E vocês? O que vão querer ser quando crescerem?

Hummm! Eu acho que vou ser piloto e você ? acho que eu quero ser assim como meu pai . O que seu pai faz? Ele tem uma fábrica de idéias.
Uma fábrica de idéias ?
E a histótia terminou com muitas rizadas !


Jaque


Nenhum comentário:

Postar um comentário