Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Reinventar ...Repensar...Reavaliar"



Viver é uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos atolados na lama do ostracismo, na mesmice e na trivialidade sem graça, da rotina do dia a dia.Apesar da necessidade de manter-nos firmes num padrão social cruel e exigente de elegância e educação, convém não sermos demasiadamente fúteis ,superficiais ou acomodados.

Para bem viver é necessário mergulhar de cabeça de envolver-se de corpo e alma, encarar e assumir riscos, porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia rapidamente, mas como uma garrafa de vinho raro, degustada lentamente para que o prazer se renove a cada gole.
Significa dizer, que iniciativa e atitudes corretas no momento exato é o grande diferencial para que possamos conduzir com maestria nossas vidas.

Para reinventar-se é preciso pensar com parcimônia, olhando para dentro de nós a ponto de entendermos quem de fato somos.
Devemos apalpar delicadamente a alma, dissipar qualquer sombra ou duvida, entender verdadeiramente a nossa essência e identidade.
Reinventar-se tem como base o autoconhecimento, as vivências e experiências.Só nos cabe reinventar aquilo que conhecemos que já experimentamos.

Reinventar é repensar, reavaliar, reformar, restaurar, recompor, reestruturar, remontar, reproduzir, realinhar, reciclar é refazer tudo embasado no entendimento e compreensão do que somos e de quem somos.
Muitas das nossas inquietações, aflições e frustrações por trás da rotina diária, conflitam-se com a carência de serenidade, impedindo-nos de reinventar-nos de forma clara.

Em nossa jornada se abrirão muitas portas , muitas serão oportunidades, outras nos forçarão a escolhas. Algumas permanecerão abertas diante de nós para o nada ou para lugar nenhum, outras para jardins de esperanças e infinitas possibilidades.
Aproveitar as oportunidades de crescimento é estar com o olhar focado, direcionado ao aprimoramento pessoal.
Ainda não percebemos que perdemos o foco!

Pensar exige coragem, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que tanto nos incomoda!
Preferimos o atordoamento das distrações, correndo de um lado para o outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas e nem percebemos que estamos correndo de nós mesmos para não nos olharmos, não pensarmos e não termos que encarar-nos de frente.

Reinventar exige observação, sapiência, demanda tempo, analises e criticas. Analisar quem somos e o que fazemos com as nossas vidas, amores e responsabilidades , tudo isso exige inteligência emocional, 
autocontrole, autoconhecimento.
Não há mais tempo para reflexões, vivemos num mundo insuportavel de superficialidades
, não ensinamos mais aos nossos filhos a coragem e a necessidade de avançarmos alma adentro de tirar a dor com a mão.
Pois saibam que abrir mão da superficialidade nos traria muitos benefícios, maturidade, oportunidade de conhecimento.

Precisamos penetrar na nossa intimidade, nas profundezas dos nossos espaços, invadirmos o interior de nossas cavernas, sem lanternas, cordas ou bússolas.
Mas hoje quem aventurar-se-ia a penetrar no mais profundo de si dando-se a chance de perder-se para só depois se achar? Pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho é escancarar janelas, adentrar varandas , olhar em torno e através de si. E quantos de nós estariam dispostos a esse esforço?

Se nos escondermos no escuro, silenciando nossas duvidas, jamais escutaremos os rumores da nossa consciência, nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar bem menos que o dos possíveis ganhos.
A analise dos ganhos ou danos, depende do ponto de vista e percepção daqueles que sabem como segurar as rédeas de suas vidas com as próprias mãos.

Viver verdadeiramente é pensar e repensar a existência e para que lhe valha à pena é preciso amar e amar-se acima de tudo.
Estejam certos que o mundo não teria sentido algum sem o olhar de quem lhe atribui identidade, sem o pensamento que lhe confere a ordem.

A vida não está aí apenas para ser suportada como um peso enfadonho, como um fardo difícil de carregar, mas para ser elaborada, exaustivamente experimentada, constantemente reinventada.
Viver ou morrer é recriar-se!
Recriar é Reeiventar-se
Reiventem-se pois!

Jaque

28/01/2011