Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

"Criticas construtivas também doem"


Recentemente vivi algumas experiências relacionadas a criticas e embora construtivas concluí que é muito difícil aceitar que a imagem que fazem de você seja diferente da imagem que tem de si mesmo. É tão desagradavel, que intimamente desejamos crateras sob nossos pés para nos tragar.
Depois do impacto o vazio, a inadequação e para alguns que  buscam a perfeição e apostam em suas escolhas ,apontarem suas falhas por menores que sejam é no minimo desconcertante!

A vida deve ter movimento deve ser perturbadora, deve provocar ódio e paixão, orgulho, adoração ou desprezo,deve balançar estruturas, estremecer alicerces, mecher nas emoções,deve nos empurrar rumo ao aperfeiçoamento...Mas quando somos forçados a nos ver através da critica de outra pessoa é como se fossemos tiranicamente apunhalados pelas costas,sentimo-nos traídos injustamente...E como dói!

Definitivamente não somos preparados para o fracasso, nossa educação é inteiramente voltada para o sucesso, a TV nos ensina isso todos os dias.
Observemos alguns anuncios de Bancos...O que é insistentemente ressaltado? Segurança, Credibilidade e Sucesso.
Nesse tipo de mídia jamais será mencionado que a bolsa Nasdaq caiu dois pontos percentuais ou que não devemos aplicar nossas reservas a longo prazo com juros muito baixos.
O que  vemos na TV são imagens relacionadas ao sucesso,nesse mundo não cometemos erros e não nos frustamos, as pessoas tem dentes brancos e hálito puro. 
Quando Ivete Sangalo, aparece linda rodeada de amigos famosos cantando “Cervejão” ,ao final o que se ouve?
“Beba com moderação!"
Então devo entender que sucesso é beber o cervejão com moderação , ter amigos famosos,aplicar minhas reservas em bancos falidos e finalmente não errar nunca.

Agora digam-me:Onde está o sucesso em viver um mundo que não existe?
Onde se encaixa a vida real sem frustrações nos dias de hoje?
Vida real dói de vez em quando, não são comerciais de televisão!Na real as pessoas se desencantam, andam de ônibus, pegam filas,pagam micos ,morrem em corredores de hospitais,choram,se desiludem, apostam mal, perdem dinheiro e amores, são negligentes e cometem erros sim.
No mundo real em que eu vivo ,não existe perfeição nem o sucesso é absoluto.As pessoas cometem erros e sentem dificuldades em aceita-los em admiti-los,estamos nos preparando muito mal para vida ,quando fracassamos não sabemos como lidar com a decepção.
Felizmente os mais inteligentes ,assimilam o lado positivo das criticas e avançam mais experientes.
Outros acovardam-se,escondendo-se dentro de si mesmos e com isso deixam as oportunidades passarem.

Como diria Marta Medeiros,“O que não faz você mover um músculo ou não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia”
Dessa forma, permito mais uma vez que minhas experiências reais
sejam aqui compartilhadas.

 
Jaque

27/02/2011