Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

“Descendência”


Ontem concluí um livro interessantíssimo,um drama familiar cuja autora relata trechos de sua vida pessoal,problemas existenciais, encontros e desencontros familiares ,vitórias e dor.
Percebi enquanto lia o quanto hoje é fácil ser feliz, quantas são as chances de realização e quanto o mundo hoje nos permite. Mulheres de um novo tempo, onde somos profissionais, provedoras e dona de nossos narizes.
Entendo agora porque os casamentos são desfeitos com tanta facilidade;não mais nos permitimos a submissão como há cinco décadas, quando as mulheres vivíam num mundo machista, egoísta e sem voz.
A autora relata trechos impressionantes de submissão, humilhação, dor e privação.Sei tratar-se da saga dos meus ancestrais, dos meus bisavôs e avós paternos.
São relatos de luta, coragem e superação de meus avôs que partindo da miséria no interior do Ceará em meados de 1940,avançam Fortaleza adentro , dipostos a fazerem fortuna.
"Vôos da ficção com asas da realidade diz a autora em minha dedicatória".
Mas conheço a saga da família, com isso identifiquei facilmente o que é verdade e o que é ficção no livro "Chão Aberto".
Assim o fiz!
Vi-me em alguns momentos chocada com a minha ancestralidade retratada com riquezas de detalhes, sofrencias, maldades,lutas pela sobrevivência,vitória e decadência.
A cada página fui me percebendo muito parecida com minha avó, quando no decorrer da minha trajetória precisei assumir as redeas da minha vida e mudar o curso da minha história.
Ela diz:Viver assim não dá mais! Quero dar aos meus filhos um futuro melhor, vamos embora para Fortaleza!Na manhã seguinte partiam com uma única mala de papelão amarela, amarrada a uma corda,meia duzia de roupas velhas,alguns tostões e dois filhos pequenos,partiram rumo a uma aventura que hoje consideraria desesperada.
A aventura deu certo!
Cresceram ,proposperam, criaram 8 filhos e fizeram o que pouquissimos Brasileiros hoje conseguem fazer, mudaram o curso da pròpria História. 
Vejo-me em minha avó todos os dias quando supero dificuldades, limitações e no final...Vencedora e dona de mim!  
Valorizo a importância de uma boa genética,da coragem e determinação herdadas dessas pessoas tão especiais.
Vejo-me também em meus pais, o que considero uma benção, pois herdei de ambos o melhor que há em mim.Sou grata a essa linhagem de fibra.

Avôs Paternos:
Alonso Herculano Barroso,Filhos de agricultores de decendencia portuguesa,Empresário e Politico,nascido em São Luís do Curú/CE.   
Neomésia Albuquerque Lima, filha de pescadores e comerciantes,nascida em Paracurú/CE.  
Avôs Maternos:                                                
Felix de Sousa Farias, funcionário Público, nascido em Tamboril/CE.
Francisca de Araújo Alves,comerciante,nascida em Tamboril/CE.

Filiação:
José Rubens Herculano,comerciante,nascido em São Gonçalo do Amarante /CE.
Mirian Alves Farias,empresária,nascida em Ipú/CE.    
Eu,Jaqueline Farias Herculano,nascida em Fortaleza/CE.
Hoje,Jaqueline Herculano Rossato,Vencedora!
Filha ,neta e bisneta de vencedores!


Achei esta nota no Google por acaso,
Registros do Jornal ,"Correio do Ceará" de 26/05/1950.

"Alonso Herculano Barroso" é citado como proprietário da empresa denominada Auto Viação Fortaleza. Com a compra de dois ônibus de Alonso Herculano, foi fundada a empresa Albuquerque Irmão e Cia, em 20 de maio de 1952 que antecedeu a Auto Viação Fortaleza, registrada na Junta Comercial em 25 de maio de 1966.Campo da Aviação, hoje Aerolândia foi a primeira linha feita pela Empresa, na qual ainda opera."



Jaque

11/02/2011